Hipertensão

O que é?

Segundo a OMS, hipertensão, também conhecida como pressão arterial alta, é uma condição na qual os vasos sanguíneos estão persistentemente sob pressão. Cada vez que o coração bate, o sangue é bombeado para os vasos sanguíneos. A pressão arterial é criada pela força do sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos e artérias, enquanto é bombeado pelo coração. Quanto mais alta a pressão, maior a força que o coração utiliza para bombear o sangue.

Estima-se que mais de um bilhão da população mundial seja hipertensa. Além disso, a hipertensão é o principal fator de risco para as duas causas de morte mais frequentes em todo o mundo: enfarte do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Devido à necessidade do sistema cardiovascular em controlar níveis cronicamente elevados de pressão arterial, a hipertensão provoca alterações graves em vários órgãos, como o coração, vasos sanguíneos, rins, olhos e cérebro, aumentando o risco de complicações para a saúde.

O coração é o principal órgão-alvo e sofre diversas adaptações para compensar os níveis elevados de pressão arterial. As adaptações a longo prazo, sem o controlo adequado, são extremamente prejudiciais à saúde cardiovascular.

A hipertensão é um fator de risco modificável e o seu controlo adequado é altamente dependente do estilo de vida. O tratamento farmacológico tem também grande sucesso quando a adesão é alta.

No entanto, métodos não farmacológicos, como dieta e exercício físico, podem não só otimizar o tratamento, mas também prevenir ou adiar o desenvolvimento da hipertensão e das suas complicações, atuando como importantes complementos para o controlo ideal da hipertensão.

Papel do Exercício Físico na Hipertensão.

Os efeitos do exercício físico nos níveis de pressão arterial e nos seus mecanismos de controlo são relevantes, tornado o exercício físico uma excelente ferramenta na prevenção e tratamento da hipertensão e das doenças e disfunções associadas.

As reduções de pressão arterial promovidas pelo exercício físico podem ser verificadas 24 horas após uma única sessão de exercício em pacientes hipertensos. No entanto, a tendência de maiores reduções da pressão arterial sistólica é observada com treino mais frequente.

Os benefícios substanciais trazidos pelo exercício físico para pacientes hipertensos não são limitados apenas em termos da redução da pressão arterial, promovendo também a melhoria de uma série de fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Com um programa de exercícios físicos adequado, prescrito e acompanhado, os pacientes podem beneficiar da regulação e redução da pressão arterial, assim como da melhoria da qualidade de vida e do estado geral de saúde.

É importante ressalvar que o exercício físico é coadjuvante e não substituto do tratamento farmacológico, e os medicamentos não devem ser interrompidos assim que o treino começar ou sem indicação médica.

Idealmente, o controlo da hipertensão deve incluir dieta adequada, exercício físico e tratamento farmacológico, supervisionados por uma equipa multidisciplinar.


Fontes:

  • OMS
  • Moraes-Silva et al. (2017)
  • Lou et al. (2017)

2 opiniões sobre “Hipertensão

  1. Muito bom!

    Há algum tipo de exercício que seja melhor para a hipertensão, ou, por outro lado, algum que seja contra-indicado? Aceita-se um post sobre isso 🙂

    Parabéns pelo bom trabalho!

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    1. Tendo em conta a evidência cientifica atualmente existente, o exercício aeróbio (corrida, ciclismo, caminhada) parece ser o mais indicado. No entanto pode ser complementado com exercícios de força resistente (Agachamentos, flexões, etc.)

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