Agachamento

O agachamento é um exercício bastante completo e é, provavelmente, um dos mais utilizados nas sessões de treino devido à sua versatilidade e eficiência. É um excelente exercício para o fortalecimento dos glúteos e dos membros inferiores (isquiotibiais, quadricípites e gémeos).

Objetivos

  • Aumentar a resistência da musculatura extensora dos membros inferiores (glúteos, isquiotibiais, quadricípites e gémeos);
  • Adquirir a capacidade de ativação dos músculos do core e manutenção do alinhamento neutro durante a execução do exercício;
  • Melhoria da postura e do equilíbrio.

Posição Inicial

  • Posição bípede

Sequência do movimento

1 – Realizar a flexão das articulações dos membros inferiores(90°), sem que os joelhos ultrapassem a linha dos pés, deslocando o peso corporal para os calcanhares e inclinando do tronco à frente
com o core ativado e mantendo o alinhamento neutro da coluna e da cintura escapular e ombros afastados das orelhas;

2 – Regressar à posição inicial realizando a extensão das articulações dos membros inferiores.

Variações

Variação 1

  • Executar o exercício com o auxílio da cadeira

Variação 2

  • Executar o exercício com o apoio da parede.

Espero que a descrição deste exercício tenha sido útil. Em caso de dúvida não hesite em contactar.

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