Segundo a OMS, atividade física define-se como qualquer movimento corporal produzido por músculos esqueléticos que requer gasto de energia, incluindo atividades realizadas durante o trabalho, jogos, tarefas domésticas, viagens e atividades recreativas.
A unidade de medida utilizada para definir a atividade física é o MET (equivalente metabólico). Um MET é a quantidade de oxigénio consumido em repouso, ou seja, a energia necessária para suprir as necessidades metabólicas em repouso, correspondendo, em média, a cerca de 3,5ml/kg/min de consumo de oxigénio para um indivíduo adulto. Considerando os equivalentes calóricos do oxigénio, este valor corresponde a cerca de 1 Kcal/kg/hora.
- Atividades de intensidade leve, são atividades que requerem pouco esforço com um consumo menor que 3 METs, tais como caminhar lentamente, fazer a cama, cozinhar ou lavar a louça.
- Atividades de intensidade moderada, definem-se como atividades que variam entre os 3 a 6 METs, que requerem mais consumo de oxigénio como por exemplo caminhar rapidamente ou dançar.
- Atividades de intensidade vigorosa são definidas como atividades de maior consumo de oxigénio onde são utilizados mais de 6 METs para a sua execução tais como, corrida, natação, saltar à corda e carregar cargas pesadas.
De uma forma mais simplista e ilustrativa, podemos exemplificar as atividades leves como aquelas que são ligeiras ao ponto de as conseguirmos realizar enquanto falamos e cantamos; as moderadas como aquelas em que conseguimos falar mas não temos fôlego para cantar; e as vigorosas como aquelas em que apenas conseguimos dizer algumas palavras, mas sem constituir um discurso fluído/manter uma conversação.
Desta forma, tendo em conta que a intensidade aumenta consoante o oxigénio que é necessário para a realização da mesma, quanto mais “ofegante” ficar ao realizar determinada atividade, mais intensa está a ser.
Quanto maior a intensidade da atividade realizada, maior vai ser o consumo energético (gasto calórico) da mesma, promovendo mais benefícios para a saúde em geral tal como a melhoria da capacidade cardiorrespiratória e o controlo do peso.