Papel do Exercício Físico no Sono

O sono é um processo biológico complexo que atua como reparador das funções orgânicas. É essencial para o crescimento (infância e adolescência), para a aprendizagem, memória e funcionamento do organismo.⁣

O sono está diretamente relacionado com o estado de saúde e consequentemente com a ⁣qualidade de vida.⁣

A prevalência dos distúrbios do sono tem aumentado na sociedade moderna, ⁣evidenciando-se o aumento da procura de orientações médicas.⁣

Alterações psicológicas, sociais, ambientais e fatores tais como, o uso excessivo de medicamentos, fumar, consumo de bebidas alcoólicas e excesso de bebidas com cafeína, ⁣podem diminuir a qualidade de sono.⁣⁣

Entre os principais distúrbios de sono está a insónia, seja pela redução do tempo de sono por ocupação (principalmente pelo uso constante dos meios eletrónicos), por stress ou pela diminuição da qualidade do sono.⁣

Outro distúrbio muito prevalente é a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, sendo o seu principal fator de risco a obesidade.⁣

Estudos demonstram que a prática de exercício físico pode influenciar positivamente o sono, promovendo melhorias na insónia e melhorias na qualidade do sono em geral.⁣

Desta forma, o exercício físico pode funcionar como complemento no tratamento e prevenção de alguns distúrbios do sono, seja diretamente, por diminuir a fragmentação⁣do sono, ou indiretamente através do controlo do peso e aquisição de hábitos de vida ⁣saudáveis.⁣

No entanto é aconselhado que atividades de intensidade vigorosa e/ou realizadas em ambientes com muita luz e ruído (spinning, zumba, body combat, etc.), sejam realizadas até ás 19h, horário a partir do qual o nosso corpo começa a preparar-se para o sono, devido ao ⁣aumento da produção de melatonina.

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