Para além de podermos desfrutar da tranquilidade e do ar puro, praticar exercício físico ao ar livre promove benefícios que não são possíveis obter quando realizados em espaços fechados.
Maior concentração – Praticar atividade física ao ar livre aumenta o nível de atenção e concentração. Uma pesquisa feita pelo Departamento de Recursos Naturais e Ciências Ambientais da Universidade de Illinois, com crianças entre os 7 e 12 anos, revelou que um passeio, de cerca de 20 minutos, num local com áreas verdes tem efeito positivo nos seus níveis de atenção e concentração.
Vitalidade – De acordo com um estudo da Universidade de Rochester, vinte minutos de contacto com a natureza são suficientes para sentir uma melhoria significativa de vitalidade no resto do dia.
Bem-estar e saúde mental – Sabe-se que praticar exercício físico liberta endorfinas, conhecidas como hormonas do prazer, reduz o stress e promove o bem-estar. No entanto, um estudo realizado por investigadores de Glasgow mostrou que, quando realizado ao ar livre, os benefícios para a saúde mental do exercício podem aumentar até 50%, tendo em conta que, segundo os investigadores, o cérebro perceciona o ambiente natural envolvente e “desliga” mais facilmente, o que ajuda a pessoa a acalmar e aliviar o stress.Os exercícios ao ar livre podem também ajudar na a depressão e na ansiedade porque o sol aumenta naturalmente a serotonina, uma hormona que afeta o humor.
Aumento da vitamina D – Ao contrário do exercício Indoor, o exercício ao ar livre promove a exposição ao sol. Esta exposição ajuda a sintetizar a vitamina D que é essencial para o organismo, nomeadamente para a massa muscular, massa mineral óssea e sistema imunitário.