Os problemas de saúde relacionados ao coração estão entre as principais causas de morte em todo o mundo.
O exercício físico tem o potencial de ajudar na prevenção e na melhoria das doenças cardiovasculares.
Vários estudos têm investigado a relação entre o exercício físico e sistema cardiovascular. O exercício está associado a uma redução da mortalidade e a um aumento da esperança de vida.
A prática de 30 minutos/dia de exercício físico aeróbio (caminhar, correr, bicicleta) parece promover o aumento do colesterol HDL (o chamado “bom colesterol”), diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares.
O exercício físico também atua na saúde cardiovascular através da modulação da pressão arterial. Durante a exercício físico, a frequência cardíaca aumenta assim como o volume sistólico, o que leva a um aumento médio da pressão arterial. Desta forma, a longo prazo, o exercício promove uma adaptação do coração tornando-o mais eficiente, o que contribui para uma redução da pressão arterial durante o período de repouso (quando não está a praticar exercício físico), o que, por sua vez, irá reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Por último, devido aos diferentes tipos de estímulos a que o coração é sujeito durante o exercício, poderão ocorrer mudanças no tecido cardíaco, tais como o aumento da espessura da parede do coração, tornado-o mais forte e eficaz.