Postura

Postura, o que é?

Podemos definir postura como qualquer posição que determina a manutenção do equilíbrio com máxima estabilidade, mínimo de consumo de energia e mínimo de stress das estruturas anatómicas.

Por envolver o sistema nervoso e os músculos, a postura pode determinar a forma como o nosso corpo se adapta ao stress do dia-a-dia como levantar pesos, sentar em posições incorretas, entre outros.⁣

Uma má postura corporal, para além de fazer com que os nossos músculos precisem de trabalhar mais para manter o equilíbrio, faz com que sejam recrutados músculos que não estão adaptados para essas funções.⁣Com o tempo, alguns músculos podem ficar inibidos e menos flexíveis, prejudicando a nossa habilidade de lidar com as forças que atuam sobre nós, causando também um maior desgaste nas articulações e ligamentos, aumentado assim o risco de lesão.

Importância de uma boa postura:

Independente da atividade que realizamos, é de extrema importância ter uma postura correta para manter o corpo saudável. Ter uma boa postura é tão importante quanto uma dieta equilibrada, dormir bem e praticar exercício.⁣

Uma postura adequada é um pilar fundamental para a saúde física em geral uma vez que:⁣⁣

  • Permite uma maior coordenação muscular, fazendo com que o corpo trabalhe de uma forma mais eficiente, reduzindo a fadiga muscular e permitindo a realização das tarefas diárias por períodos mais longos e com menos cansaço;⁣⁣
  • Garante o alinhamento dos ossos, mantendo o corpo em posições corretas com o mínimo de stress, distribuindo assim a tensão dos músculos, ligamentos e articulações, diminuindo a possibilidade de dor e/ou lesão dos mesmos.⁣

Uma postura inadequada pode ser prejudicial à saúde provocando:⁣⁣

  • Desalinhamento do sistema músculo-esquelético;⁣
  • Dor no pescoço, ombros e costas;⁣
  • Diminuição da flexibilidade;⁣
  • Diminuição da mobilidade articular;⁣
  • Redução do equilíbrio e consequente aumento do risco de queda;⁣
  • Diminuição da capacidade respiratória.⁣

Como melhorar a sua postura:

Para a melhoria da postura é importante ter especial atenção à maneira como realizamos as atividades diárias como por exemplo, ver televisão, arrumar a casa ou até mesmo caminhar:⁣⁣

  • Quando sentado(a) em frente ao computador ou até mesmo a preparar o jantar, certifique-se que as superfícies de trabalho estão a uma altura confortável, de forma a que não tenha de adoptar posturas incorretas para a execução das tarefas;⁣⁣
  • Use calçado raso e confortável. O salto alto, por exemplo, aumenta o stress dos músculos e articulações e pode afetar o equilíbrio, prejudicando assim a sua postura.

Para melhorar a sua postura, é também importante adoptar um estilo de vida ativo e saudável:⁣⁣

  • Mantenha um peso saudável. O excesso de peso pode subcarregar os músculos e articulações causando problemas na coluna e na zona pélvica, prejudicando a sua postura;⁣⁣
  • Mantenha-se ativo(a). Qualquer tipo de exercício pode ajudar a melhorar a postura desde que executado corretamente. No entanto, modalidades como o Pilates, Ioga e Tai Chi são especialmente úteis por se focarem na consciência corporal.⁣⁣
  • Realize exercícios que desenvolvam a força ao nível dos músculos estabilizadores e que promovam uma ativação da musculatura do tronco, estabilização da região lombo-pélvica e da cintura escapular (ex: Pilates).⁣⁣

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